terça-feira, 12 de abril de 2011

Bom... Estou em Bissau desde segunda-feira, mas quis postar na ordem que as coisas foram acontecendo...
A viagem foi tranquila, porém já no aeroporto começou o choque cultural, social, etc..
O aeroporto é muito pequeno, e você tem que preencher uma ficha dizendo seu número de passaporte, nome completo, endereço, por que foi ao país, quando volta... Além disso, deve-se guardar todos os canhotos da passagem...

Logo na esteira, problema:
Era uma esteira minúscula, e muuuuita gente pra pegar as malas.. me espremi um pouco, e consegui ficar a frente.. Sobrou pra mim pegar as 7 malas gigantescas do pessoal hehehe
Uma guineense perto de mim chegou a ficar meio brava, pedi desculpas mas não adiantou..

Na saída, muuita gente pedindo coisas, tentando vender coisas, tentando te ajudar com as malas em troca de algum dinheiro..

Hoje conheci o bairro de são paulo, e a comunidade.. o local onde será a escola.. mas vou postar outra foto, deixo para outro post pois é algo que ainda estou digerindo, foi muuuito marcante, muito especial mesmo..

Bom, estávamos me um hotel que era muuuito luxo (pra Bissau), então nos mudamos para um mais simples e mais barato.. Fomos a um bistro agora de noite, que tinha pizzas... Aos poucos vou tentando me adaptar, para não cometer gafes tipo a de ontem:

Eu e os outros estagiários, erramos o pedido, causando uma certa confusão com o garçom. O povo daqui, gosta de fazer uma coisa de cada vez, isso inclui um pedido de cada vez.. Além disso, eles tem dificuldade para nos entender, pois a maioria tem o português como segunda língua, pois é ensinado apenas nas escolas. O que eles falam é o Criolo. Voltando a gafe, qdo erramos o pedido, pedimos desuclpas e rimos, o que seria natural no Brasil... Pois o garçom ficou meio indignado, não falou nada, mas nem precisava.. De certo ele achou que estávamos zoando ele, o que não aconteceu... Enfim, é algo para se cuidar...

Bom, aqui está um calor insuportável, são quase 01 da manhã (+3 em relação ao Brasil)..
Falei com a mãe hoje no telefone, 1000 cfa (quase 2 euros) dá direito a falar cerca de 5 minutos..
Abraço a todos, adorei ler os comentários...

Tia Márcia, favor sempre assinar a postagem, pois não aparece seu nome

Manu, to morrendo de saudades, te amo ;)

Mãe, pai, Diego, Vó, Aline, Adaílton..
Também estou com saudades, não ainda do brasil, pois tudo está sendo um aprendizado, mas das pessoas...

Ana, Edu, Cléber, e resto dos meus colegas
Estou com bastante saudade também, e eu esqueci de colocar "Para comentários", por isso saiu o Estyou hahaha
Abraços

14 comentários:

  1. Mazahhhhhhh

    Levou a camisa rosa do GALO??? hehehe

    Um abraço e bom trabalho por aí, velho!
    Alessandro.

    ResponderExcluir
  2. Nossa amor, tenho certeza que isso tudo será uma grande aprendizagem não só para ti, mas para todos aqueles que acompanharem esse blog. Acho que essa tua iniciativa de fazer parte desse projeto e mostrar para todos o que é viver em Guiné-Bissau (que é sinônimo de vários países da África), vai fazer com que cada um que lê teus posts reflita um pouco mais sobre diversas coisas.
    Tenho orgulho de ser a namorada dessa pessoa que está transmitindo todo esse conhecimento, e fazendo alguma coisa para mudar a situação real.

    Te amo muito!

    beeeijos

    ResponderExcluir
  3. que loucura a diferença cultural né?
    tu ainda vai ter muita história pra contar sobre isso! leva um caderninho sempre junto p ir anotando as coisas.. nao esquecer! rs..
    adorei a foto.. deu pra sentir um pouco o clima.. posta mais fotos!! tu sabe como eu sou alucinada por fotos!!
    vocês já começaram o trabalho? não vi tu falar sobre isso..
    saudades melhor! bom trab aí!! sorte!

    muahhhhh!

    ResponderExcluir
  4. Querido sobrinho, te amo muito, estamos morrendo de saudades de voce!!!!
    A tua vó não sai da frente do pc, pra ver se tem notícias tuas. Estamos conhecendo a África através de ti. Te cuida com a mamba negra, mostra na Tv que ela entra nas casas, em Hotéis, pela janela ou porta aberta. Uma picada pode matar em 2:00hs. Chamam de mamba negra, pois ela tem a boca e lingua negra, porém sua cor é cinza!!! Mantenha distância, com ela não se brinca. Os africanos tem muito medo da mesma. Estou sempre informada das notícias da África. Beijos queremos ver mais fotos!!!
    Tia Márcia, vó e teu primo Akira!!!!

    ResponderExcluir
  5. Querido filho, ontem qdo ligaste estava em uma reunião, também estou com saudades. Imaginavamos que as dificuldades eram enormes mas, temos certeza que iras tirar de letra, pois, é muito esperto e criativo. Realmente estes posts serão de muita importância para vc e aqueles que estão acompanhando, mas principalmente para aquelas pessoas que não dão valor ao que possuem. Mesmo assim tua mãe falou da alegria contagiante daquele funcionário que trabalha na recepção do hotel que apesar das dificuldades locais demonstra uma vontade de superar as adversidades.
    Tae amamos muito... Que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  6. Garanto que ja começou o zabunda!!!

    ResponderExcluir
  7. Garanto que o garçom era parente do zabunda!!!

    ResponderExcluir
  8. Queremos fotos do Lambuuuu

    ResponderExcluir
  9. Marco que saudade ....aqui tudo igual a fatima cada vez mais fatima....adorei seu post d hj tava curiosa p saber dai...primeira coisa q faço qdo chego no trabalho é olhar o eitcha e mostrar p todos ...estamos todos orgulhosos e c saudades....o edu e o alessandro estao mandando tu cuidar com a mamba negra e se matando d rir agora ja viu neh vai ser mais uma piada hehe....posta mais fotos da cidade...fica c Deus e sucesso mil beijos

    ResponderExcluir
  10. Querido irmão, estamos orgulhosos de você, aproveita, mimimi, isso é um aprendizado, bla bla bla whiskas sachê (O que todos já disseram eu assino embaixo).

    Ps: Cuidado com a Mamba Negra.
    Ps2: Isso me lembrou Kill Bill.

    ResponderExcluir
  11. ahsuahsuahsuas

    "Cuidado com a mamba negra!!!!"

    ahushaushaushausahsuahsa

    Tio Paulo

    ResponderExcluir
  12. É preciso coragem para chegar assim tão perto de uma das cobras mais perigosas de África: A mamba negra. Tem um veneno muito forte e é normalmente bastante agressiva.

    ResponderExcluir
  13. Mamba Negra: rápida e mortal | Ecologia Online
    cobras mamba negra porem muito fatal porque? uma picada no joelho 4 horas para morrer uma picada na cara 20segundos para morrer porem no pescoço 6 segundos ...
    www.ecologiaonline.com/mamba-negra-rapida-e-mortal/ - Em cache - Similares

    ResponderExcluir
  14. Oi primo to com muita saudade de vc boa sorte ai na africa que Deus te proteja pra seguir teus caminhos, estou indo bem no colégio tirando notas altas e ta tudo bem por aqui com a vó e todo mundo esta bem so eu cai da escada e rasguei minha boca fiz 6 pontos mas agora ta tudo bem.Bjos

    ResponderExcluir