quinta-feira, 14 de abril de 2011

Cuma abo esta di corpo??

Ami alile... A nôs todos pensamos Guine Bissau stendidrita!!

Galera, foi mal ainda não ter postado o pormetido post sobre as primeiras impressões da comunidade... está tudo muito corrido, afinal não viemos aqui a passeio nem a turismo.. a obra está com o cronograma atrasado, precisamos bolar várias estratégias para sairmos vitoriosos nessa empreitada, almoço com embaixador, treinamento de segurança da ONU, dinâmica de grupo...


Dinâmica: apresentar com suas palavras aos outros estagiários o trabalho
Cartaz pronto


Apenas uma correção tia, "cana caba mais", em criolo, significa algo que não pode acabar mais, e "amizade e força de vontade" eles falam assim mesmo, em portugues, afinal foram colonizados pelos portugueses (até por isso eles mesmo se intitulam irmãos de brasileiros, e falam que Brasil e Guiné Bissau são países amigos).

Estou muito feliz pois estamos todos arranhando já um pouco a língua principal deles, que é o Criolo... Combinamos que em um momento do dia, falaremos apenas em criolo para irmos nos adaptando, afinal, é fundamental isso para ganharmos cada vez mais a simpatia deles e a confiança...

A propósito, no título perguntei como vocês estavam (aqui se pergunta muito como estão de corpo, que siginifica como estõa de saúde.. em uma reflexão, achei que podia se atribuir ao fato que eles adoecem muito, então a pergunta se estão bem de saúde é constante). Também escrevi que eu estou bem, e que acho Guiné Bissau bonita.

Uma curiosidade pra vocês:

Por aqui, é muito comum homens andarem de mãos dadas, pois significa que não vão usar a mão pra agredir a pessoa.. é sinal de amizade.. O Leo sentiu isso na pele, pois um dos guineenses, pegou na mão dele pra mostrar a obra...

Edgar, da Fundação Gol de Letra, com o Pana, guri gente boa pra caramba!!


Bom, vou me recolher, são 3h da manhã aqui, e amanhã temos atividade ceeeedo... Até breve

Ps. DICA: Clicando na foto dá pra vê-la maior

7 comentários:

  1. Que lindo amor. Que orgulho que estou sentindo de ti....te ver escrever assim, com esse entusiasmo, é mtuito bom. Se antes eu já te admirava muuuuito, agora sem palavras!!

    muita daudade!!!

    te amooo ;@;@

    ResponderExcluir
  2. eu tambem estou muito orgulhosa e muito feliz de te ver entusiasmado desse jeito...pode ter certeza que vai ser um sucesso!!!!! beijao

    ResponderExcluir
  3. Olhando agora, sério, essa foto é linda...ela quebra com preconceitos rídiculos que infelizmente existem na nossa cultura!

    te amo ;@

    ResponderExcluir
  4. Olha, muito legal isso que tu tá nos passando via blog... Todos estamos muito orgulhosos de ti e em ver que tu estás aprendendo muito mais do que "engenharia", mas sim belas lições de vida, de solidariedade e de hombridade que ficarão marcadas para sempre, moldando cada vez mais ainda teu belo caráter.
    Ficamos muito contente com tudo isso... aproveite bastante... abraço, Adailton e Aline

    ResponderExcluir
  5. Tio Paulo Diz:

    É isso aí,ande de mão dadas adoidado!!!!!
    hehehehe

    ResponderExcluir
  6. Nosso querido filho,
    Estamos muito felizes em saber que tu estás bem. Sentimos orgulho ewm ver vocês empenhados na realização desse projeto da escola para essas crianças carentes. Pode ter certeza que isso será de valor incalculável para essa comunidade e mais ainda para todos vocês, que irão sair daí de mãos dadas e com a certeza do dever cumprido...e aquele que tudo vê, lá do alto, nosso Pai, estará sorrindo, porque sabe, no íntimo do seu coração,que dá pra acreditar no ser humano!
    Te amamos!!!Que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  7. Querido sobrinho adorei esses nossos irmãos. Realmente é um povo que precisa de atenção, amor respeito, solidariedade, carinho. Tenho certeza que estas aprendendo muito com eles. Eles se comtentam com tão pouco, muitas vezes passam fome, e não reclamam. E quando alguém chega, la estão eles de braços abertos para recebe-los.Isso é muito lindo. É um exemplo de vida.Retribua esse carinho, fazendo uma linda escola pra eles. Júnior adorei a parte que voce contou que eles andam de mãos dadas. Realmente o nosso povo é muito preconceituoso, gostaria que voce mudasse tudo isso, caminhando com os teus amigos de mãos dadas. Seria muito lindo, beijos nós te amamos!!!!

    ResponderExcluir