terça-feira, 26 de abril de 2011

Fortes emoções

Pessoal, desculpa de novo se as vezes fico um tempinho sem postar... Quando não estou no canteiro, estou comprando materiais, quando não estou comprando materiais, estou fazendo relatórios e cronogramas...

Enfim, vai ficar pra depois eu contar um pouco mais sobre o país, pois hoje preciso comentar algo que me deixou comovido/emocionado/surpreso/receoso/orgulhoso/ etc etc etc..

Estava voltando da obra com Saliu, um dos motoristas da embaixada que é muito gente boa e tem sido muito importante pro projeto, quando ao passarmos por uma casa na comunidade, pediram para que parássemos. Logo percebi que uma criança estava passando mal, estava sentada na cadeira quando do nada desmaiou. Então Saliu disse que tratava-se de Paludismo (Malária). Logo me veio a cabeça um vídeo que vi, onde dizia que a maior causa mortis entre menores de 5 anos no país era esta doença. Entrou na van o avô da criança e o que parecia ser o irmão mais velho. Comoção total dos familiares que ficaram, e rumamos a toda velocidade para o hospital.

Era muito comovente o desespero daquele avô, chorando com o neto no colo, desmaiado, as vezes parecendo querer ter uma convulsão... Tentei manter o sangue frio e dizia palavras de coragem pra eles, que tudo daria certo e logo chegaríamos ao Hospital Simão Mendes, próximo ao Hotel que moramos.

Chegamos em uma avenida que estava em obras, e pro nosso azar, passava um carro por vez. Pra piorar tudo, estava havendo alguma espécie de carreata (talvez um casamento), e tinham muitos carros passando do outro lado, de modo a não haver uma brecha pro Saliu poder passar. Desci da van e fiz sinal pra um dos carros do cortejo parar, gritei que estavámos com um menino doente de Paludismo, e eles deixaram nossa van prosseguir. Pulei literalmente na van e logo chegamos ao hospital, onde os deixamos. 

Cerca de duas horas de intensa agonia pra mim se passaram até que tive coragem de ligar para aquele senhor buscando notícias. Pra minha felicidade, a criança já estava bem, estava tomando soro e sendo medicada.
Impossível não se emocionar com a alegria dele, me implorando uma maneira de poder agradecer, ao passo que eu dizia que não tinha feito nada, e que amanhã passaria na casa dele, pois eu e mais 5 colegas estávamos a construir uma escola ali mesmo na comunidade. Ele disse que sabia quem eu era, pois várias crianças ali da volta me conheciam (por causa do meu trabalho mais junto a obra, sou um dos que mais tem contato com a comunidade, e modéstia a parte, as crianças me adoram, gratuitamente assim, do jeito que é pra ser).

Bom, este foi um singelo resumo do que aconteceu hoje, mas estou muito certo que não consigo transmitir em palavras a emoção que foi, talvez, ter contribuido para salvar a vida de uma criança. Sei que foi apenas uma das milhares que sofrem disso ano após ano, mas é muito gratificante o sentimento de dever cumprido.

Abraços a todos

Ps. Seguem algumas fotos para rechear um pouco o post

A equipe: Andrea (de verm), Leo, Jaque, Maria fernanda, Eu e Lia
Guiné-Bissau, pátria adotiva

Máquinamotor com sua filha

11 comentários:

  1. Ae, dale, mas cuidado pra não pegar malária.

    ResponderExcluir
  2. Meu querido estou muito orgulhosa de voce. Nada acontece por acaso, voce foi colocado no caminho dessa criança para salva-la. Como te conheço muito bem, sei que não ficarias de braços cruzados.Voce não esta sozinho,Deus esta sempre ao teu lado.Continue sempre fazendo o bem.Nós te amamos muito. A vó manda um grande beijo. O Akira vai bem na escola,foi o único aluno da turma dele que tirou a melhor nota em Língua Portuguesa. Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  3. E ae meu guri, orgulho de ti velho. Aproveita essa puta experiência intensa de vida aí, isso vai te fazer crescer pra caralho como pessoa.

    ResponderExcluir
  4. Marco, estamos muito orgulhosos de vc; só toma cuidado pra não pegar essa doença, pois ela é muito perigosa!
    Estamos com muita saudade de ti, das tuas bagunças aqui em casa, o teu quarto está muito arrumadinho e vazio, assim como eu!
    Te amamos muito e te4nho certeza que tudo isso é pra fazer vc crescer!
    Que o nosso bomDeus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  5. Sem palavras para ti meu lindo!!! cada vez mais com o orgulho e também saudade!

    te amo muuito! ;@

    ResponderExcluir
  6. E aí tchê?! o motorista era o Saliu Usabumda?! Já achou o "homi"?!
    Abraços! tudo de bom!

    ResponderExcluir
  7. bah marco parece q to vendo o estardalhaço q tu fez ai p parar os carros hehe mas valeu hein e essa cervejinha em cima da mesa heheheh

    ResponderExcluir
  8. Daee tchê...
    Bah, olha, sem palavras.. muito emocionante mesmo... por aqui estamos todos com saudades tuas, porém sabemos que é por uma boa causa...
    obs: me chamaram para um escritório show de bola (www.siqueiracastro.com.br), começo na segunda feira.. finalmente esta agonia está perto do fim...
    Um grande abraço e se cuida aí....

    ResponderExcluir
  9. amanha vou ir no bar e restaurante arabe novo do oriente hahahah

    ResponderExcluir
  10. Tomaz
    ba o meu te adimiro muito irmaooo
    tu e o cara
    abrçaooo

    ResponderExcluir
  11. Muito emocionante esse relato! Fiquei imaginando o quanto essa experiência deve ter sido importante para você! Ah, sou Drica, amiga do Léo e peguei o endereço do seu blog lá no blog dele. Abraços

    ResponderExcluir