sábado, 16 de abril de 2011

Mutirão de sábado

Hoje foi pesado meeeesmo...
Como alguns dos nossos amigos da Amizade São Paulo ( associação do bairro que estamos construindo a escola) trabalham dia de semana, sábado é o dia que mais tem gente pra trabalhar (e como trabalham, meu Deus).

Pra quem achava que eu faria apenas papel de engenheiro, que nada! Fiz as vezes de engenheiro, arquiteto, mestre de obras, pedreiro e motivador.

Engenheiro também "põe a mão na massa", expressão que eles adoram


Nós definimos como prioridades pra hoje, tapar o buraco do poço que não encontramos água (acontece) devido ao risco das crianças caírem la dentro (era meio profundo, uns 3m ; continuar colocando as madeiras e os sibes para segurar o lastro; e espalhar o resto do lastro.

Formamos três equipes, azul amarelo e vermelho. Eu fiquei responsável pela equipe que taparia o poço e terminaria de cavar o próximo... Mas acabou que também ajudei a espalhar o lastro, auxiliei na carpintaria, dei pitaco sobre a altura do lastro (achei insuficiente devido a chuva forte que ocorre aqui a partir de junho),
fiz o inventário dos materiais da obra junto com o Léo...

No final do dia, impossível segurar as lágrimas... Cada líder da equipe na comunidade, contava quais eram as metas por dia, e caso tivessem cumprido, davam a volta olímpica, correndo em volta do nosso círculo(abrimos uma roda e demos as mãos) cumprimentando a todos...

Tocante a alegria estampada no rosto de todos, por terem cumprido as metas, pareciam crianças... Claro que nós também corremos juntos, participamos das danças deles pra comemorar (muuuito legal, gravei um vídeo).

Falei a eles que gostei muito, estava muito feliz por termos cumprido todas as metas, e que tinha sido o primeiro dia de trabalho duro de muitos que teríamos, e no final arrisquei uma frase me criolo ( Aos trabaja til - hoje trabalhamos muito!)

Deixa eu falar de ontem... Galera, fomos a um circuito hahaha. Aqui é assim, cada bar bomba entre tal hora e tal hora.. Começamos no Moby's, tipo um pubzinho, que tem uma banda, e uma hora vira tipo karaokê. O estilo é tipo um reggae mais acelerado, dançamos muuuuito.. Depois uma moça chamada Karina, que estudou 5 anos em São Paulo, foi pro karaokê e cantou músicas brasileiras.. Emoção totaaal quando ela pegou o microfone e soltou:

"Isto aqui, ô ô
É um pouquinho de Brasil iá iá
Deste Brasil que canta e é feliz,
Feliz, feliz,
É também um pouco de uma raça
Que não tem medo de fumaça ai, ai
E não se entrega não
Olha o jeito nas 'cadeira' que ela sabe dar
Olha só o remelexo que ela sabe dar
Morena boa, que me faz penar,
Bota a sandália de prata
E vem pro samba sambar"

Um guineense fez amizade conosco no primeiro bar, nos ensinou a dançar e nos acompanhou em todos os bares...



Segunda parada, X klub ... Meeeeu, parece um quartier, kimik.. pessoal tri arrumado, tocando eletrônica. Tocou david guetta, armin van buuren, bob sinclair... Depois acho que perceberam nossa pressença, e começaram a largar Ivete Sangalo hehehhe



Terceira e última parada, uma danceteria que erap ra ser de músicas típicas, mas tocou eletronicas tb.. Os guineenses adoram dançar, tiraram as meninas pra dançar, mas sempre bem respeitosos. Tem red bull, red label, cervejas, coca cola, fanta...

Aliás, gostaria de falar mais sobre a educação desse povo. As pessoas na rua sempre alegres, apesar do primeiro olhar de desconfiança, respondem com um sorriso um boa tarde, boa noite, tudo bem... As crianças comportadíssimas... É fato que educação vem de berço, e independe de condição social..

Então é isso pessoal, vou descansar um pouco. Vou tentar postar assim que possível tudo que tenho anotado sobre este país que transborda riqueza, não em forma de dinheiro, mas em forma de cultura, força de vontade, respeito... O que é mais importante.

Linda!!!

5 comentários:

  1. Marco,
    É muito bonitinha a menina!!! Dá vontade de pegar no colo tb. Me preocupei de vê-lo pegando pesado aí. Vc sabe que isso pode te dar dor na coluna, pois vc não está acostumado. Não exagere, cuide a tua alimentação, não descuide das tua horas de sono, não esqueça dos conselhos que teu pai te deu sobre segurança...
    Tirando as minhas preocupações de mãe, estou muito orgulhosa de vc, meu querido filho. Concordo plenamente com vc, que educação vem de berço!Acredito que é um povo lutador e que não se queixa de nada. Eles são de uma raça que não se deixam intimidar pelo trabalho. Filho, vê se dorme mais cedo, porque as horas de sono é que vão te deixar mais disposto.Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. cada dia fico mais orgulhosa gordo, e também com saudade!! uehuehueh


    maas como é "jeitoso" com criança esse meu namorado!! uehuheueh

    te amoo ;@

    ResponderExcluir
  3. to sem palavras e claro emocionada de novo!!!

    ResponderExcluir
  4. Querido cada dia que passa fica mais orgulhosa de voce, parabéns!!! Gostei muito da foto com a criança no colo, fez lembrar os políticos, brincadeirinha.Achei a menina linda, e voce muito feliz. Isso é muito bom, é sinal que não estas encontrando dificuldades para se relacionar, é muito importante para seguir o teu trabalho.Tenho certeza que quando voltares ao Brasil, esse povo maravilhoso sentirá muito a sua falta. Irá deixar uma marca positiva nesse País, Beijos nós te amamos!!!!

    ResponderExcluir
  5. Ai que linda essa menina!!! Essa foto tá show de bola... te cuida hein! Bjus Aline E Adailton

    ResponderExcluir