segunda-feira, 6 de junho de 2011

Pelo interior da Guiné...

Olá

Ontem foi um dos dias mais interessantes desde que cheguei a Bissau. A convite do Cristóvão fomos a cidade de Mansoa assistir a uma festa da etnia balanta.

Viajando na caçamba

Um amigo nosso brasileiro nos pegou no hotel de camionete e partimos pra estrada, com direito a viajar na caçamba (bem mais confortável que a camionete de Bubaque). 

O pneu furou na metade do caminho, comoem  toda boa aventura. Quando estávamos perto de Mansoa, entramos por uma estrada de terra e já foi possível ver as pessoas se dirigindo a festa a pé, com garrafas de vinho de caju, crianças a tiracolo e muita alegria. Demos Boléia (carona) a algumas mulheres, as quais muito divertidas ficavam brincando com quem estava no caminho.



Acreditem, há um carro ali atrás


Chegando na festa, logo fomos cercados pelas crianças curiosas com o carro e com os estrangeiros que chegaram, pois assim como o último kussundé que fui, não é um evento para brancos. 




Existia o grupo da dança e música, semelhante a festa já relatada aqui, e outro grupo da luta. Era quase que um judô, onde o objetivo era derrubar o oponente de costas. As crianças era uma atração a parte tocando minha mão com estranheza e curiosidade.

Luta
Uma dificuldade foi que não conseguimos nos comunicar com boa parte deles. Como já explicado, poucas pessoas falam o portugues, e a maioria se concentram em Bissau. A língua mais falada é o Crioulo (kriol), porém, há várias etnias, que se ramificam em outras etnias e falam uma língua própria (acredito ser devido ao fato que a língua vai se modificando com o tempo, e pela falta de carros não há muita troca).

Na capital Bissau, as pessoas não gostam muito que tirem fotos. É compreensível pois há muitos estrangeiros aqui em cooperação que não devem ser muito educados na hora de fotografar, e acabam enchendo o saco mesmo hehe.
Mas na festa, era impressionante o modo como não só as crianças, mas adultos também pediam para tirarmos fotos deles e com eles. Após a foto gostam também de ver como ficou, e isso é uma diversão pra eles.

Galera da luta
 







Me senti muito feliz ontem e é uma realização pessoal estar aqui, aprendendo não só a parte técnica, mas aquilo que não se ensina nas escolas ou na faculdade. Com certeza voltarei outra pessoa ao Brasil, e acho que todos mereciam passar por esse tipo de experiência. Você acaba enxergando as coisas de outra forma, quebra tabus e vê que há muito além de crescer, trabalhar, casar e ter filhos. Que há um mundo lá fora, ao mesmo tempo tão diferente e tão parecido. Eu vejo muito do nosso país aqui. A alegria contagiante do povo que é teimoso de alegre, as danças e a riqueza. Não estou falando de bens materiais, de dinheiro ou o que costuma ser valorizado pela sociedade capitalista, devido a imposição da mídia e pensamentos já formados desde crianças. Estou falando de algo muito maior, e que não tem preço...












7 comentários:

  1. Como são lindas as roupas coloridas!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, ficamos muito emocionados em ver tuas imagens. Estava tão feliz no meio daquele povo tão humilde e cheio de alegria, pois apesar das dificuldades, eles não demonstram. Gostei de ver o desfile de modas!!!Realmente é um aprendizado de vida, que nenhuma agência de turismo vai mostrar! Que Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  3. E o Zabunda Como vai Gorrrrrddoooooo?

    ResponderExcluir
  4. Adorei as fotos, gostei das roupas coloridas, deu pra ver que eles são apaixonados por cores, ou então se sente apagados, e resolveram dessa forma modificar tudo isso.
    As crianças são lindas!!!
    Fiquei preocupada com a alimentação deles, achei aquela galinha muito magrinha, espero que não seja o alimento para toda aquela família, coitados!!!!
    Que Deus abençõe você e todo esse povo sofrido e maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  5. Manooo, tuas fotos estão lindas! Estamos com saudades de ti, aqui no Brasil vai tudo bem, graças à Deus! Com tantas informações poderá escrever um livro, não achas? Quando tu volta?

    ResponderExcluir
  6. opa, volto pelo dia 20 de julho mais ou menos

    ResponderExcluir
  7. nossa adoreii eh muito bom rever esse povo mesmo sendoo em fotos...eh mto bom saber kii esiste alguem como vce Marco kii gosta e se preocupa com esse povo humildee,sem preconceitoo....sou guineense e fiqueii mto feliz..obrigado bjss

    ResponderExcluir