quarta-feira, 15 de junho de 2011

A São Paulo do outro lado do Oceano...

Hoje vou escrever algumas linhas sobre a São Paulo que poucos conhecem. Não é uma cidade de mais de 10 milhões de habitantes e sim um bairro quase rural com cerca de 10 mil moradores...

O bairro São Paulo em Bissau leva esse nome devido a uma missão católica portuguesa que construiu a Escola São Paulo há alguns anos... Está localizado próximo ao aeroporto e a avenida que liga Bissau ao resto do país (Bissau fica num estuário).

Aula na escola São Paulo

É onde está sendo construída a escola em forma de mutirão. Isso significa que grande parte do entorno do canteiro de obras nos conhecem, seja pelo boca a boca, por ver a entrada e saída de "brancos" no local, ou pela pesquisa (espécie de censo) que as meninas fizeram no bairro.




É bem diferente da região central de Bissau por se tratar de um bairro na periferia. Não há mercados, apenas vendinhas e também não há muita opção de lazer. É muito comum ver as pessoas como no interior do Brasil sentadas ao final da tarde proseando um pouco e as crianças brincando.




As pessoas que possuem trabalho (a taxa de desemprego é assustadoramente alta) o fazem fora do bairro, pois não há muitas oportunidades ali. Casas de 2 dormitórios com 20 pessoas habitando são comuns. A renda per capta média diária não ultrapassa 40 centavos de dólar.

Dentro do bairro há várias Associações de moradores, das quais temos mais contato com uma, a Associação Amizade, a qual enviou uma carta a Fundação Gol de Letra e desencadeou todo o processo e possibilitou a minha vinda até aqui junto de outros 5 estagiários.

Há muitas crianças no bairro, como em todo o país. Há também vários porcos, várias cabras e galinhas. Não é raro ver pessoas fabricando blocos de terra compactada de modo a fazer suas casas, outras retirando água do poço. Saneamento básico, água tratada e luz infelizmente ainda não são realidade.

Casa no bairro São Paulo, com blocos e quirintins



Blocos de terra











Lixão










Caminhando pelo bairro, encontra-se muitos carros e toka-tokas abandonados. Há também um lixão onde não é raro vê-lo sendo queimado.
Toka-toka abandonado
 Mas há também um lugar muito bonito, o Pailão sagrado. É uma árvore centenária que acredita-se guardar os espíritos dos antepassados.

Poilão sagrado
A bebida favorita por aqui é o vinho de caju, que é feito com a fruta de mesmo nome, e as garrafas ficam fermentando em cima das árvores mesmo.
A comida raramente varia do pratão de arroz com molho de peixe, servido numa grande panela onde todos comem com colher ou com as mãos. Claro que há várias famílias que cultivam uma horta no seu terreno, ou cabras porcos e galinhas.

Hora do rango!


Cabras













Bom, o resto não tenho como transcrever em linhas. Apenas dados mesmo, pois o carinho que sinto por esse bairro não é possível por palavras.






Feira onde se vendem e trocam alimentos



Poço





6 comentários:

  1. Pergunta que não quer calar! Cadê o Usabunda? ahahaha!!!!

    ResponderExcluir
  2. muito legal este post Marco!!! Amei falar c vc hj!!!! A saudade ta enorme!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante as características deste bairro São Paulo. Aquela árvore frondosa (poilão) é muito bonita. O importante ´e o teu entrosamento com a comunidade. Que Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  4. Adivinha quem te achou por aqui? rsrs
    Gostei muito do seu blog e da sua visão daqui.

    Até breve!

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcos, estou conhecendo este seu blog agora, ainda nao dá tempo para ler muita coisa, mas espero ler noutra hora.
    Avelino a partir de SFC-BA

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcos, estou conhecendo este seu blog agora, ainda nao dá tempo para ler muita coisa, mas espero ler noutra hora.
    Avelino a partir de SFC-BA

    ResponderExcluir